#altotietê

Governo da inicio a manutenção das comportas da Barragem da Penha

03/04/2023   |   Confira as últimas notícias

Os trabalhos terão investimentos de quase R$200 mil e previsão de conclusão em três meses
O Governo de SP, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), assinou o contrato para recuperação do sistema hidráulico das seis comportas da Barragem da Penha, localizada na divisa entre os municípios de São Paulo e Guarulhos. Os serviços começam até o fim desta semana e contemplam troca e revitalização dos equipamentos.

A empresa MCS Ambiental e Saneamento Ltda será responsável pela execução do serviço, que tem investimento de R$197 mil, com prazo de término em até três meses. O sistema hidráulico é original de 1983 e a última manutenção ocorreu em 2012.

Em março, o governador Tarcísio de Freitas, a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), Natália Resende e a superintendente do DAEE, Mara Ramos, visitaram o local. Na ocasião foram anunciadas ações para minimizar o impacto das chuvas, como a ampliação do desassoreamento do rio Tietê por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), além da manutenção na barragem.

Para Mara “a ação vai ao encontro das diretrizes da nova gestão do Governo do Estado, que busca soluções perenes e gerenciamento integrado do principal rio paulista”. Ainda de acordo com a gestora, o Departamento também vai trabalhar em conjunto com os prefeitos do Alto Tietê a fim de buscar soluções para as cheias na região.
Barragem da Penha
Localizada no início do trecho da calha do rio Tietê, a Barragem da Penha foi inaugurada em 1983 e tem a função de controlar a vazão e o nível do rio Tietê, minimizando alagamentos nas marginais. A estrutura é composta por um maciço de concreto com 82 metros de comprimento e cerca de 10 metros de altura. O vão central desse maciço é composto por 6 comportas de 10 metros de largura e 2,2 metros de altura cada; além do recuo lateral de 4 metros para escoamento de vazões mínimas.