DAEE inicia desassoreamento no rio Guaió e conclui serviços no córrego Itaim
O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) iniciou nesta segunda-feira (26), os serviços de limpeza e desassoreamento 1,5 mil metros do Rio Guaió, no município de Suzano, no trecho de compreendido entre a foz do Rio Tietê e a Rodovia Mogi-Guararema.

Os trabalhos visam a remoção de aproximadamente 25 mil m³ de sedimentos como areia, terra, lodo e vegetação do fundo do rio – o equivalente a 10 piscinas olímpicas, com o objetivo de revitalizar e aumentar a vazão do canal evitando extravasamentos em períodos chuvosos.
Segundo o Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca, “a ação faz parte do plano preventivo de combate às enchentes na Bacia do Alto Tietê e representa um investimento de R$ 2,3 milhões com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). As obras devem ser concluídas em nove meses”.
SERVIÇOS CONCLUÍDOS EM POÁ

O DAEE concluiu na última sexta-feira (16), os serviços de limpeza e desassoreamento do Córrego Itaim, no município de Poá. Os trabalhos foram realizados num trecho de um quilômetro entre a rotatória da Avenida Marginal e a Rodovia Mogi-Guararema, removendo mais de 13,5 mil m³ de sedimentos do leito do canal. No total foram investidos R$ 933,6 mil provenientes do Fehidro.

EM TODA BACIA DO ALTO TIETÊ

Desde 2020 o DAEE já investiu cerca de R$ 22,5 milhões em ações de limpeza e desassoreamento em municípios do Alto Tietê. Além do Córrego Itaim, em Poá, outros cursos d´água tiveram suas vazões restabelecidas:

– MOGI DAS CRUZES: 3 mil metros do Rio Jundiaí, entre a Avenidas das Orquídeas e a Rua José Pereira, onde foram removidos mais de 38,6 mil m³ de sedimentos;

– SUZANO/ITAQUAQUECETUBA: 1,3 quilômetro do Rio Jaguari, entre a foz do rio Tietê e a estrada do Preju, onde foram removidos 14,3 mil m³ de sedimentos e vegetação;

– SÃO PAULO: 1 mil metros do Ribeirão Lageado, entre a foz junto ao rio Tietê e a linha férrea da CPTM. Foram recolhidos mais de 12 mil m³ de sedimentos.

– GUARULHOS: 1 mil metros do Córrego das Pedrinhas, entre o rio Tietê e a rodovia Ayrton Senna; com quase 10 mil m³ de sedimentos retirados.

PRÓXIMAS ETAPAS

O DAEE lançou o edital para contratação dos serviços de limpeza, desassoreamento e desobstrução de mais 13 quilômetros do rio Tietê, no trecho compreendido entre a Barragem da Penha e a Ponte José Ermírio de Moraes (antiga Ponte Pênsil da empresa Nitroquímica). Serão investidos R$ 143,2 milhões que beneficiarão diretamente os municípios de São Paulo e Guarulhos com a retirada de 900 mil m³ de sedimentos e mais 30 mil m³ de material rochoso do fundo do canal. Os trabalhos facilitarão a manutenção da Eclusa da Barragem da Penha.