Governo de SP anuncia construção de Barragem na região de Piracicaba

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira, 19 de outubro, a construção de uma barragem no rio Corumbataí, na região de Ipeúna, com capacidade para acumular mais de 1,7 bilhão de litros. O reservatório vai abastecer os municípios de Piracicaba, Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro e Santa Gertrudes e beneficiar diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. O evento contou com a presença do Vice-Governador, Rodrigo Garcia, e do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

A previsão de investimentos é de cerca de R$ 54,3 milhões e a obra deve ser concluída em até quatro anos. A nova barragem faz parte do programa Água é Vida, lançado pelo Estado, em outubro, para reforçar a segurança hídrica nas cidades que não são atendidas pela Sabesp e cuja competência pelo serviço de abastecimento é municipal. No total, as ações previstas devem beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes de 124 cidades paulistas.

“O Governo do Estado quer garantir, por meio dessa grande obra, que a região esteja preparada em caso de eventos extremos, como longos períodos de estiagem”, explica o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Nos próximos dias, o Governo deve anunciar ainda a construção de outra barragem, no rio Piraí, em Salto. Além de duas novas barragens, por meio do programa também serão perfurados novos poços para fortalecer o fornecimento de água e desassoreados mais de três mil quilômetros de rios do Estado.

PROGRAMA ÁGUA É VIDA

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS – serão perfurados 141 poços tubulares profundos que vão beneficiar 125 municípios no fornecimento de água. Os locais onde serão perfurados os poços já foram mapeados pelos técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). O DAEE já tem os projetos prontos e vai iniciar ainda em outubro o processo de licitação para os mesmos. O programa prevê também a construção de reservatórios metálicos com capacidade para até 200 mil litros de água junto a cada poço.

“O Governo do Estado prevê o investimento de R$ 141 milhões neste programa, sem custos para os municípios. O início das escavações está previsto para dezembro e a entrega no primeiro semestre de 2022”, destaca o Superintendente do DAEE.

SERVIÇOS DE LIMPEZA E DESASSOREAMENTO de 3 mil quilômetros de cursos d’água. Essa ação, além de ajudar no abastecimento, trará melhorias na fluidez dos cursos d’água minimizando problemas de inundações. O início desse programa está previsto dezembro de 2021. O investimento será de R$ 90 milhões de reais.

PRESERVAÇÃO DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO – Investimentos em 35 projetos para afastamento e tratamento de esgotos sanitários, além de estudos e projetos de preservação de 40 mananciais superficiais de abastecimento no estado. Essas ações visam a proteção dos mananciais e, consequentemente, a melhoria na segurança hídrica das populações. O programa inclui também o reflorestamento de 517,4 hectares nas margens de rios e córregos. Os investimentos das duas ações são de cerca de R$ 31 milhões de reais.

COOPERAÇÃO TÉCNICA com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para definição de medidas que possibilitem a simplificação de procedimentos técnicos relativos às demandas hídricas do setor agrícola, com objetivo de propiciar auxílio e suporte técnico aos produtores rurais, na reservação de água e sua segurança hídrica.