Governo de SP vai investir R$ 120 milhões para combater enchentes na RMSP

Pacote inclui a construção de dois piscinões e uma série de obras para melhorar a vazão do Rio Juquery e do Ribeirão Euzébio

Notícias Relacionadas

O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou nesta quarta-feira (14) investimentos de R$ 120 milhões do Governo do Estado para a construção de dois reservatórios de contenção de cheias em Franco da Rocha. Estes piscinões, quando inaugurados, irão minimizar os danos causados pelas enchentes na Região Metropolitana de São Paulo.
“Estamos preparando, planejando, organizando e fazendo um estado cada vez melhor. E é isso que estamos celebrando hoje, não só com obras de infraestrutura e drenagem, mas com recursos para recapeamento de estradas e para a área social, mostrando que São Paulo é efetivamente um estado completo, que pensa na saúde, na proteção social e no emprego e na renda”, disse Garcia.
As obras serão realizadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e deverão estar concluídas em 24 meses. Os piscinões, que serão construídos na Avenida Tônico Lenci e na Rua Dr. Hamilton Prado, irão absorver 366 mil metros cúbicos de água das chuvas do Ribeirão Eusébio, o equivalente a 14 piscinas olímpicas.

“Essas novas estruturas atenderão uma demanda histórica da população destes municípios, proporcionando a redução de inundações nas zonas urbanas de Franco da Rocha e Caieiras, contribuindo também para diminuição das interrupções na operação da Linha 7 – Rubi da CPTM”, afirmou Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Aproximadamente 250 mil pessoas serão diretamente beneficiadas pelas obras. O investimento nos dois piscinões será de R$ 97 milhões. O DAEE já mantém dois piscinões em operação na Bacia do Ribeirão Vermelho, em Franco da Rocha e Francisco Morato, com capacidade para acumular mais de 400 mil de metros cúbicos de água.

O Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca. Destaca: “Estamos preparando os editais de licitação, que serão publicados nos próximos dias e a expectativa é iniciarmos as obras ainda este ano”

OUTRAS OBRAS

O Governo do Estado vai investir mais R$ 25 milhões em um conjunto de intervenções que também contribuirão para reduzir o risco de alagamentos em Franco da Rocha:

Ribeirão Euzébio – desobstrução, limpeza, adequação do desemboque e desassoreamento de 700 metros no trecho entre a foz no rio Juquery e a travessia de acesso à estação ferroviária de Franco da Rocha.

Rio Juquery – Complementação das obras do pôlder do Juquery, canalização de 400 metros no trecho entre a travessia de acesso ao hospital de Juquery e a foz do ribeirão Euzébio; limpeza, remoção de macrófitas aquáticas flutuantes, desobstrução e desassoreamento de 4.900 metros, no trecho entre a barragem Paiva Castro e 300 metros a jusante da foz do córrego Maracujá.

Galeria de reforço (desvio) na foz do ribeirão Água Vermelha no ribeirão Euzébio, na altura da rua Dr.Hamilton Prado, no trecho compreendido entre as ruas Dr.Osório Cesar e Coronel Rondon, numa extensão de 230 metros.