Parque Nascentes do Tietê recebe imagem de Nossa Senhora Peregrina
O Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis, recebeu ontem – 26/setembro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O evento marcou o encerramento do Projeto Tietê Esperança Aparecida 2021, realizado pela Arquidiocese de São Paulo com apoio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Foto: Domingos\Sabesp

O evento faz parte do Projeto Tietê Esperança Aparecida, concebido em 2004 pelo Padre Palmiro Carlos Paes, então pároco da igreja São Luís Gonzaga, de Pirituba, com o desejo de conscientizar a população sobre a importância do trabalho de despoluição e revitalização do rio Tietê. Atualmente, o Padre Palmiro é Assistente Eclesiástico da Área Pastoral Santo Estevão, da Arquidiocese de São Paulo.

O rio Tietê possui 1.136 quilômetros de extensão, nasce no município de Salesópolis, corta todo o Estado, banha 62 municípios, e desagua no rio Paraná, entre os municípios de Itapura e Castilho, na fronteira com o Estado de Mato Grosso do Sul.

O evento contou com a participação do Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; do Prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes; dos padres Müller Aparecido do Prado, Reitor do Santuário Diocesano de São José; e Dênis de Jesus das Neves, da Igreja Matriz Santuário de Salesópolis, além de vários moradores de Salesópolis.
O Secretário Marcos Penido destacou a importância da proteção do rio: “O Governo do Estado tem como projeto prioritário a preservação das riquezas naturais, do meio ambiente. E esperamos que esse desafio, que é praticado em São Paulo por meio do saneamento básico, do cuidado para com os nossos corpos hídricos, possa se refletir também em todo o Estado com essa mesma visão e alegria”
Os padres abençoaram a nascente do rio Tietê e banharam a imagem de Nossa Senhora nas águas da nascente. A imagem foi levada para a Capela Santo Estevão Mártir, no bairro da Penha. No dia 12 de outubro ela será levada em carreata para a Ponte do Piqueri, onde será recebida às 9 horas pelo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer, que abençoará o rio Tietê e encerra a 18º edição do Projeto Tietê Aparecida.