FUMEP presta homenagem ao engenheiro Luiz Roberto Moretti

A FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) prestou dia 4 de outubro uma homenagem póstuma ao Engenheiro Luiz Roberto Moretti, ex-diretor da Bacia do Médio Tietê, concedendo seu nome ao CPG (Centro de Pós-Graduação) da Escola de Engenharia de Piracicaba

A solenidade contou com a participação da esposa de Moretti, Ângela Moretti, e familiares; do Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca, representando o Governo do Estado; do presidente do Conselho de Curadores da FUMEP, Mauro Rontani; do engenheiro Francisco Carlos Castro Lahoz, Secretário Executivo do Consórcio PCJ; Edson Pigoretti diretor acadêmico da Escola de Engenharia de Piracicaba; do Vice-Prefeito de Piracicaba e Secretário Municipal de Educação, Gabriel Ferrato; do Deputado Estadual Roberto Moraes; e vários professores e alunos da instituição.

Mauro Rontani lembrou que a Fundação está completando 54 anos e destacou que “essa história não teria o mesmo desfecho não fossem o compromisso e a dedicação dos grandes mestres do ensino, a exemplo do Prof. Luiz Roberto Moretti, que ajudou a transformar não apenas o ambiente e o perfil educacional da FUMEP, mas também a qualidade das águas no nosso país”.

Moretti foi professor nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e coordenador nos cursos de especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos, de Infraestrutura de Saneamento Básico e de Gestão na Construção Civil, do Centro de Pós-Graduação da EEP.

Moretti também atuou em parcerias importantes como nas negociações das renovações das outorgas do Sistema Cantareira, em 2004 e 2017; nos processos de sensibilização da sociedade com os programas de educação ambiental; na implantação da cobrança pelo uso da água nas bacias PCJ; e na estruturação do atual formato das 12 Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ.

O Superintendente do DAEE afirmou em seu pronunciamento que Moretti acreditava na transformação social através do ensino de qualidade para formação intelectual de profissionais competentes para atender às necessidades de toda comunidade; que por 39 anos – desde 1982 – ele desempenhou um papel essencial para o crescimento do DAEE, onde desde 1999 atuava como Diretor da Bacia Hidrográfica do Médio Tietê, sediada em Piracicaba; e nesse tempo, não houve um dia sequer que não surpreendesse a todos com seu vasto conhecimento, expertise e soluções inovadoras; e foi um dos pioneiros na implementação do gerenciamento dos recursos hídricos no país, contribuindo para a estruturação dos Comitês Estadual e Federal da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, onde também ocupava o cargo de Secretário Executivo e concluiu: “não posso imaginar mais honrosa homenagem ao homem que tanto contribuiu pelo desenvolvimento da educação e que serviu de inspiração para tantos alunos, que hoje técnicos competentes, devem muito à paciência e brilhantismo desse mestre e professor”.

Felipe Roger Victor, gestor administrativo do CPG, lembrou que Moretti elevou a Diretoria da Bacia do Médio Tietê a papel de liderança estadual na expedição de atos de outorga, fiscalização e aperfeiçoamento dos atos normativos e teve papel relevante no grupo que estruturou o sistema de gerenciamento dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, no início dos anos de 1990, e da implantação em 1993 dos Comitês PCJ; e em 2009, da criação da Fundação Agência das Bacias PCJ.

Devido à extensão e importância de seu trabalho, Moretti também recebeu homenagens póstumas da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que aprovou propositura de autoria do deputado Edson Giriboni, ex-Secretário Estadual de Recursos Hídricos, nominando de “Eng. Luiz Roberto Moretti” a ponte que passa sobre o Rio Piracicaba no km 138 da Rodovia dos Bandeirantes, SP-348.