Governo do Estado anuncia início da construção do Piscinão Tapera Grande

09/05/2023   |   Confira as últimas notícias

Reservatório terá capacidade para acumular mais de 420 milhões de litros de água das chuvas, contribuindo para controlar enchentes na cidade

O governador Tarcísio de Freitas, a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e a Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Mara Ramos, estiveram hoje, 8 de maio, no município de Franco da Rocha. Eles assinaram a ordem de serviço para construção do piscinão TG-09, no córrego Tapera Grande, e visitaram um conjunto de obras, que somam no total um investimento de R$ 231 milhões, que vão reduzir o risco de inundações em Franco da Rocha, beneficiando também o município de Caieiras.

O Governo do Estado vai investir R$ 110,9 milhões na construção do piscinão TG-09, que ocupará uma área de 73,2 mil metros quadrados, com mais de 600 metros de extensão e capacidade para acumular 420 milhões de litros de água das chuvas, localizada paralelamente à via férrea da CPTM, entre a rua São Roque e a avenida Serrana. A previsão é que as obras iniciem neste mês, assim que for concluído o processo de desapropriação da área pela Prefeitura, e sejam concluídas em 24 meses.

“São obras importantes para controle das inundações urbanas em Franco da Rocha, contribuindo para a redução de interrupções na linha da CPTM, de doenças de veiculação hídrica e de prejuízos financeiros de comerciantes e a população em geral”, destaca a Superintendente do DAEE, Mara Ramos.

O piscinão é um equipamento de grandes dimensões que permite reter a água das chuvas de maneira controlada, evitando o alagamento de áreas urbanizadas, que incluem residências, comércio, escolas, vias públicas etc. Dotado de bombas, eles são escoados assim que a chuva passa, permitindo absorver novas chuvas.

GOVERNO DE SP AVANÇA COM OBRAS PARA COMBATER ENCHENTES EM FRANCO DA ROCHA

O Governo do Estado está investindo R$ 68,8 milhões na construção dos piscinões EU-08 e EU-09, no ribeirão Eusébio. Os reservatórios terão capacidade para acumular até 366 milhões de litros de água das chuvas, beneficiando mais de 250 mil pessoas na área urbana de Franco da Rocha e Caieiras. Demanda histórica da região, as obras deverão estar concluídas em 2024. Atualmente o DAEE realiza a desobstrução e o desassoreamento de 4,9 km do rio Juquery, entre a foz do córrego Maracujá e a travessia da Rodovia SP-023; a limpeza e manutenção do piscinão AV-03, no Jardim União; e concluiu em fevereiro a construção de uma galeria de reforço de escoamento do córrego Água Vermelha, com 230 metros de extensão, na rua Hamilton Prado, entre as ruas Dr. Osório César e Coronel Rondon, na foz do ribeirão Eusébio. Tais medidas representam um investimento de R$ 23,9 milhões, provenientes de recursos do Tesouro do Estado e Fehidro, que deverão ser concluídas até agosto deste ano, garantindo benefícios já na próxima temporada de chuvas.

OUTRAS OBRAS

Em 2022, O DAEE concluiu em 2022 os serviços de contenção de 400 metros de margem no Rio Juquery, da ponte de acesso ao Hospital Psiquiátrico à foz do ribeirão Eusébio (travessia da CPTM) e executou serviços de desassoreamento e desobstrução de 700 metros do ribeirão Eusébio, entre sua foz no rio Juquery até a travessia de acesso ao estacionamento da Estação da CPTM na região central de Franco da Rocha da CPTM. As ações receberam investimento de aproximadamente R$ 5,5 milhões, com recursos do Tesouro e Fehidro. Foram investidos também cerca de R$ 494 mil nos projetos de construção do piscinão AV-3a e de canalização do córrego do Formoso. O projeto está em fase final de desenvolvimento para que seja preparada a licitação das obras.|