Aproveite o feriado prolongado nos parque do DAEE

Na próxima quinta-feira, 12/10, é feriado de N. Senhora Aparecida e dia das crianças, e nada melhor do que levar a criançada para se divertir nos parques do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) são uma ótima opção para todas as idades.

Na zona leste de São Paulo estão dois núcleos de lazer do PET (Parque Ecológico do Tietê), Eng. Goulart e o Vila Jacuí, que oferecem aos seus visitantes atividades como trilhas, quadras de esporte, ciclovia, campos de futebol, corridas entre outras muitas opções.

Para quem quer fugir da cidade, o DAEE também é responsável pelo Parque Nascentes do Tietê, no município de Salesópolis, que oferece trilhas, além da oportunidade de conhecer onde nasce o rio mais importante de São Paulo: o rio Tietê.



Saiba mais sobre as opções de lazer de todos:

- Núcleo Engenheiro Goulart:

Trata-se do maior do Parque Ecológico do Tietê, no qual se pode desfrutar de uma área com 14 milhões de m² que possui desde atrações culturais, programas de educação ambiental a vários equipamentos de lazer como; 9 km de trilhas; 14 km de ciclovia (na área externa do centro de lazer) e aluguel de bicicletas; 3 quadras de futsal, 2 quadras poliesportivas e 5 campos de futebol society; 16 campos de futebol (4 internos e 12 externos); 9 quiosques com churrasqueira, que devem ser previamente agendados, com certa antecedência, pelo telefone 2958-1477, além de 12 churrasqueiras descobertas de uso livre, por ordem de chegada; playground; academia; palco ao ar livre; teatro de arena; anfiteatro; lago com pedalinho e pedalão; passeio de trenzinho e triciclos; restaurante e lanchonetes (que funcionam todos os dias).

A estrutura do Núcleo Engenheiro Goulart conta ainda com 12 sanitários, sendo 4 para pessoas com deficiência, 7 vestiários e ambulatório.

- Núcleo Vila Jacuí

Quem visitar o Jacuí, núcleo um pouco menor com 171 mil m² - bem ao lado do Núcleo Engenheiro Goulart, também na Zona Leste - encontrará 2 campos de futebol; 3 quadras poliesportivas; pista de bicicross e skate; quadra para vôlei de praia; áreas para recreação; salão de festa; vestiários; equipamento e centro de atividades para a terceira idade; pista de cooper. O parque possui 12 quiosques com churrasqueiras e é necessário, igualmente, agendamento prévio, pelo telefone 2033-1940.

- Parque Nascentes do Tietê


Outra opção para este feriadão é uma visita ao Parque Nascentes do Tietê. O espaço com 1,34 milhão de m² preserva e valoriza a nascente do rio e a diversidade da flora, da fauna e características de seu entorno, permitindo que a sociedade usufrua desse exemplo de recuperação, como importante aprendizado de educação ambiental.

O parque encontra-se em área coberta por Mata Atlântica, com diversidade de plantas e animais. Possui como atrativos a observação das nascentes do rio Tietê; visitas monitoradas e educativas em quatro trilhas (da Nascente, da Araucária, da Pedra e do Bosque); um museu iconográfico com fotos sobre diversos aspectos do Rio Tietê, como o rio limpo muito poluído, o tempo em que era navegável e onde se realizavam competições; histórico sobre o rio; as cidades que percorre; a eclusa de Barra Bonita; e, ainda, uma sala das águas - onde através de vidros parecidos com tubos de ensaio, se analisa e observa a qualidade das águas.

Amostras de água do Tietê indicam também a cor da água que vai se alterando, de acordo com os municípios por onde o rio passa: Salesópolis, São Paulo, Pirapora, Salto, Tietê, Barra Bonita, entre outros. Atualmente, segundo Gastão Gonçalves, coordenador e responsável pelo parque, o local recebe mensalmente em torno de 2.000 visitantes.

SERVIÇOS

Parque Ecológico do Tietê

Núcleo Engenheiro Goulart

Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 17h – Entrada Gratuita
Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à administração do parque e 1000 vagas no estacionamento externo.
Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações)
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70.
Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Ambiental, visita monitorada ao Museu, quiosques grandes, quadras, campos de futebol, palco ao ar livre, anfiteatro e teatro de arena.
Oficina Cultural, Museu e Biblioteca:
De terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h;
Sábados, domingos e feriados das 9h às 16h;
Centro de Educação Ambiental:
De segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h;
Passeio orientado aos sábados e domingos, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.
Como chegar: O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio; de Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do parque; pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e siga caminhando até a entrada do parque.

Núcleo Vila Jacuí

Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 19h – Entrada Gratuita
Estacionamento: 178 vagas
Telefone: (11) 2033-1940
Endereço: Rua Catléia, 911, União de Vila Nova
Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Quiosques com churrasqueira, salões de festas e campos de futebol.

Como chegar: Entre no km 23, da Rodovia Ayrton Senna, pista sentido Rio de Janeiro; de Metrô, desembarque na Estação Artur Alvim, pegue o ônibus 2702-10 - Vila Americana - desça na Av. São Miguel, altura do nº 9.000, siga até o acesso ao túnel da CPTM. Após passar pelo túnel já estará no parque; pela CPTM, desembarque na Estação Ermelino Matarazzo, pegue o ônibus 2590-10 - União de Vila Nova e desça em frente ao parque.

Parque Nascentes do Tietê

Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 17h – Entrada R$ 3

Como Chegar/ Endereço: Estrada do Pico Agudo, altura do km 6 no Bairro Pedra Rajada, em Salesópolis – a 96 km da Capital.