JUNTOS CONTRA O COVID-19

Seguindo as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, o DAEE está trabalhando remotamente para atender a população durante a pandemia.

► Outorga - duvidas.outorga@daee.sp.gov.br
► Imprensa - imprensadaee@sp.gov.br
► Ouvidoria - ouvidoriadaee@sp.gov.br

 

DAEE prepara segunda etapa da canalização do rio Baquirivu-Guaçu


Obra do DAEE em trecho de 3 mil metros do rio visa diminuir enchentes em Guarulhos 



Foto do trecho a ser canalizado junto e estação da CPTM


O Governo do Estado iniciou nesta terça-feira (07/07) a licitação para canalização, alargamento e aprofundamento de 3 mil metros do rio Baquirivu-Guaçu, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, no trecho entre as alças de acesso da Rodovia Hélio Smidt à Av. Natalia Zarif, que dá acesso ao aeroporto internacional de Cumbica, e a foz do córrego da Cachoeirinha. A obra será feita pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

O novo canal terá perfil retangular, com 21 metros de largura e 4 metros de profundidade, o que permitirá uma vazão de 300 mil litros por segundo na altura da foz com o rio Tietê. Os serviços, portanto, visam combater os constantes transbordamentos do rio, garantindo expressiva melhora no trecho de influência do Aeroporto e da Av. Jamil João Zarif.

Concluída a fase licitatória, a previsão é que os trabalhos durem 18 meses.

Este é o segundo trecho canalizado pelo DAEE no Baquirivu-Guaçu. No segundo semestre de 2019 foi concluída a canalização de 2,7 quilômetros do rio, também em Guarulhos, entre a foz do rio com o Tietê e a avenida Natália Zarif, próximo ao Parque CECAP.