Peregrinação de Nossa Senhora sai de Aparecida e chega ao Parque Nascentes

Procissão fluvial pelo rio Tietê encerrará romaria no dia 12 de outubro 

O Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis, administrado pelo DAEE, recebeu nesta quinta-feira, 22/09, o projeto Tietê Esperança Aparecida, marcando o início da peregrinação de Nossa Senhora Aparecida pelo rio.





No local foi realizado um ato cívico e religioso e a bênção das águas da nascente, presidido pelo padre criador do projeto, Palmiro Carlos Paes. Cerca de 70 pessoas participaram da cerimônia, dentre elas o prefeito de Salesópolis, Antônio Adilson de Moraes; representando o Corpo de Bombeiros da Cidade de Mogi das Cruzes, o cabo Claudio Roberto Pedro; o padre redentoristas da Basílica de Aparecida, Antonio Frazon e os padres da Paróquia de São José e Nossa Senhora dos Remédios, Ednei e Luciano, respectivamente.

Na cerimônia todos puderam conhecer e ouvir sobre a importância de preservação da nascente do rio e consumo consciente da água. As explicações foram dadas pelo funcionário do DAEE e administrador do Parque, Gastão Gonçalves.

Padre Palmiro reforçou a necessidade de conscientização da população para que sejam tomadas ações para a preservação e limpeza do rio Tietê. “Estamos aqui para reverter o pessimismo sobre a recuperação do rio. Ele nasce limpo e nós temos que mantê-lo preservado, respeitando a natureza como um presente de Deus.”, afirmou.

Terminada a cerimônia no Parque Nascentes do Tietê, a imagem peregrina de Nossa Senhora seguiu para a Paróquia Matriz de São José, no centro de Salesópolis, onde fica até 24/09 para visitação. Depois dessa data a imagem vai para a cidade de Biritiba Mirim.

O projeto

O projeto Tietê Esperança Aparecida foi criado em 2004 pelo Padre Palmiro Carlos Paes, da Paróquia São Luís Gonzaga, com o objetivo de expressar a fé e a devoção em Nossa Senhora Aparecida, além de conscientizar a população sobre a importância de despoluir e preservar o rio Tietê.

O Projeto promove anualmente uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, da nascente do rio Tietê, que fica em Salesópolis, até a capital do Estado. A romaria tem início no dia 22 de setembro, Dia do Tietê, e termina no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora, com uma procissão fluvial no rio Tietê. O projeto conta com apoio do DAEE.

Adicione esta página aos seus favoritos